Presença de Jesus Cristo no Meio de Nós no seu Tabernáculo: Ela é de Todos os Lugares e de Todos os Tempos, por Padre Pierre Chaignon


Quando Salomão, cercado pela multidão do povo de Israel, dedicou à glória de Deus o magnífico templo que havia construído, a pompa das cerimônias e a majestade do Senhor; que se fez sensível, infundiram na assembleia um sentimento religioso tão profundo que ela se prostrou em terra e do coração do monarca soltou-se este grito de admiração:

Será crível que Deus se digne tomar morada sobre a terra no meio dos homens! Se o céu e todos os céus não podem conter a sua imensidade, como a comportará este edifício que é obra das minhas mãos? (2Cr 6, 18)”

Em toda a parte onde estiver o corpo reunir-se-ão as águias em torno dele (Mt 24, 28). O corpo por excelência, o mais nobre e perfeito de todos os corpos, o corpo sagrado de Jesus Cristo, que tão grande parte tivera na obra da nossa Redenção, sabemos onde está. Adoramo-lo sentado à direita do Pai, mas também o adoramos nos nossos tabernáculos. Ah! Onde estão as almas que elevando-se acima da natureza e dos sentidos com um olhar de águia apercebem Jesus através dos véus do Sacramento? Quanto são raros os cristãos que, como Moisés, veem, para assim dizer, o invisível (Hb 11, 27). E apreciam, como devem, a presença do Deus Eucarístico! Se o Verbo Encarnado nos dissesse que compraz no meio dos Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins, que compõem a sua corte celeste, concebê-lo-ia facilmente, porque ali ao menos Ele é conhecido e servido como deve sê-lo; mas que Ele se digne assegurar-nos que as suas delícias são de estar com os filhos dos homens, não será motivo para nos causar o maior assombro? Não se diria que o seu amor o cega ao ponto de lhe fazer esquecer o que Ele deve à sua infinita grandeza? João Batista, nas margens do Jordão, conturbado no seu espírito, dizia aos judeus que o tomavam pelo Messias:

Há no meio de vós alguém que vós não conheceis. Se soubésseis o que ele é o que merece esquecer-me-íeis para não pensar senão nele. (Jo 1, 26)”

Deve convir-se todavia que o Santo Precursor não tinha motivo de espantar-se muito vendo o Messias sem consideração nem honras no meio do seu povo, porque Ele acabava apenas de deixar a obscura oficina de Nazaré; mas quanto mais espantoso e aflitivo é que o Divino Salvador seja quase desconhecido de nós depois de tudo o que fez para nosso proveito durante a sua vida, na sua morte e depois na sua triunfante Ressurreição!

A sua presença no meio dos homens não é privilégio de uma nação ou de uma localidade qualquer. Ela pertence a todas as nações e a todos os lugares, onde houver um presbítero católico e um altar. Se Jesus não tivesse senão um templo em todo o universo, qual seria o cristão que não ambicionasse a felicidade do poder, ao menos uma vez na sua vida, ir depor aos seus pés as suas homenagens e orações! Mas na sua excessiva bondade não quis que houvesse na sua inumerável família uma só aflição que não fosse fácil depositar no seu coração, e foi por isso que Ele multiplicou os seus santuários até ao infinito.

Um dia dizia Ele aos seus discípulos:

Felizes os olhos que veem o que vós vedes, e os ouvidos que escutam o que vós escutais. (Mt 13, 16)”

Nós temos muitas vezes invejado essa felicidade embora a nossa, considerando-a debaixo de todos os aspectos, lhe seja realmente preferível, porque nós temos sobre os seus contemporâneos a vantagem que Ele não estava presente senão em um único lugar ao mesmo tempo; Nazaré perdia-O quando Ele ia a Jerusalém. Quantas lágrimas teria Ele poupado às irmãs de Lázaro, se Ele tivesse estado em Betânia, quando a morte veio roubar-lhes um irmão que Ele se dignou restituir-lhes, ressuscitando-o! Quanto a vós, almas fiéis, que Ele prova porque vos ama assim como a essas duas irmãs, não tendes a lamentar-vos da sua ausência; Ele está sempre aí junto de vós na sua humilde morada, ressentindo todos os vossos males e convidando-vos a virdes procurar o remédio ao pé d’Ele. Mas porque esta consideração vos não infunde mais firmeza na vossa esperança e não desterra os vossos sustos?

TRECHO DO LIVRO:

A PAZ DA ALMA - FRUTO DA DEVOÇÃO À EUCARISTIA E DO ABANDONO À PROVIDÊNCIA.
PADRE PIERRE CHAIGNON
ANO:1882.
VERSÕES: KINDLE - IMPRESSO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testemunho de Como Recebi uma Rosa fazendo a Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, por César Augusto Simões

Maria no Corpo Místico de Cristo, por Padre Julio Maria de Lombaerde

Dicas de Padres com Ótimas Homilias #3, por César Augusto Simões

Série Indicações: Todos os Caminhos levam a Roma: O nosso Percurso até o Catolicismo - Scott Hahn & Kimberly Hahn

Reflexões Cristãs: Excertos

77 Graças e Frutos Alcançados durante a Santa Missa - Por Frei Martinho de Cochem

É possível que alguém, por honrar demais Nossa Senhora, acabe por adorá-la? Por César Augusto Simões

Como escolher um bom companheiro(a) para o Matrimônio? Por Monsenhor Álvaro Negromonte

O que aconteceria se no mundo existisse um único lugar com Jesus presente na Santa Eucaristia? Por César Augusto Simões

A Doutrina Viva - Monsenhor Álvaro Negromonte